sábado, 9 de novembro de 2013

Aconselhamento sobre transporte infantil na Covilhã

A segurança quando viajamos de automóvel deveria ser um aspeto a que todos deveríamos dar imensa importância, principalmente no que concerne ao transporte das nossas crianças.
O Centro Hospitalar da Cova da Beira recebeu um simulador com o objetivo de promover o transporte seguro de crianças no automóvel desde que têm alta na maternidade.
O simulador, que é igual a um banco de automóvel, dispõe de três Sistemas de Retenção de Crianças (SRC), conhecidos como cadeirinhas, permitindo demonstrar às famílias a forma correta de transportar bebés e crianças em segurança.
Os equipamentos foram entregues no âmbito do projeto «Bebés, Crianças e Jovens em Segurança», enquadrado no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes, promovido pela Direção-geral de Saúde (DGS), Fundação MAPFRE, Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e pela Dorel Portugal.
«O simulador e as cadeirinhas vêm reforçar a informação e formação que damos aos futuros pais», disse António Salvado. «Há vários anos que nenhum bebé sai da maternidade sem ser transportado no respectivo ovo [cadeirinha] mas a explicação para o seu correto transporte era verbal por não existir simulador», acrescentou.
António Salvado que integra a equipa do projeto Providas, Bruno Fernandes e Joana Amaral, igualmente enfermeiros dos serviços de Obstetrícia e Neonatologia receberam formação específica na área da segurança infantil e, ao longo do mês de Novembro, vão dar formação aos restantes profissionais de saúde dos dois serviços. Até ao final deste ano contam avançar para ações de sensibilização na comunidade, particularmente nas escolas.
Os três enfermeiros que desenvolveram o projeto ProVidas pretendem avaliar o contributo do das ações de formação com o simulador, na redução de acidentes rodoviários com crianças.
Segundo a DGS «a saúde não depende exclusivamente da prestação de cuidados. A influência do ambiente – social, biofísico e ecológico – é determinante. A manutenção e a promoção da saúde de todas as crianças é, pois, um imperativo para os profissionais e para os serviços».
Segundo uma atualização das regras de transporte de crianças em automóvel desde a alta da maternidade, publicada no site da DGS, «o recém-nascido deve viajar semi sentado desde o primeiro dia», num sistema de retenção apropriado, salvo raras exceções.
Assim, as alcofas só devem ser usadas para casos especiais, como o de recém-nascidos prematuros, segundo recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Logo à saída da maternidade, o bebé deve viajar numa cadeirinha e voltado para trás, pois só assim a cabeça, pescoço e região dorsal estarão devidamente protegidos em caso de acidente
«Caso seja mesmo necessário, só a partir dos 18 meses será admissível que a criança viaje virada para a frente», sublinha a recomendação.
A autoridade de saúde lembra que os sistemas de retenção reduzem entre 90 a 95 por cento os casos de morte ou ferimentos graves em crianças.

0 comentários:

Postar um comentário