quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saiba as razões porque o seguro automóvel é obrigatório

Desde crianças que nos habituamos a perguntar pelas razões de ser de muito que nos rodeia. Assim sendo é natural que hoje se continue a interrogar e queira nomeadamente saber porque razão é o seguro automóvel obrigatório.


Por lei, todos os veículos motorizados em circulação são obrigados a circular com um seguro de responsabilidade civil.
Se por acaso circular com o seu veículo sem a cobertura deste seguro, poderá incorrer em graves transgressões e ser punido por lei, para além de não ter a ajuda da seguradora na responsabilidade de indemnizar alguém no caso da sua condução lhe provocar danos.
Pois é precisamente em resultado desta possibilidade que é obrigatório ter um seguro para o seu carro.
Já imaginou o que seria se incorresse em despesas que não tem como pagar? Imagine agora isso acontecer com a generalidade das pessoas? Seria a anarquia total …

Porque fazer um seguro automóvel?


Pagamento de multas muito pesadas é o que pode esperar quem circule sem um seguro automóvel, visto tratar-se de uma transgressão grave.
O condutor ou proprietário do veículo, se apanhado a conduzir na via pública com uma viatura sem garantia de um seguro, pode sofrer sérias repercussões de foros vários como no âmbito criminal, no pagamento de indemnizações ou até mesmo pena de prisão, caso exista um acidente grave do qual resultem vítimas.
Se atropelar mortalmente alguém e não tiver o automóvel no seguro, as consequências podem ser extremamente graves.

E se eu for apanhado sem seguro automóvel?


Antes de qualquer outra coisa, é preciso pensar que um veículo que não tenha seguro automóvel está automaticamente ilegal, uma vez que o seguro de responsabilidade civil é obrigatório por lei.
Esta desobediência faz com que o veículo possa ser apreendido pelas autoridades e que o seu proprietário fique sujeito a uma coima cujo valor é variável.
Numa situação de acidente, é necessário chamar as autoridades para o condutor ser responsabilizado pelo pagamento das indemnizações aos outros intervenientes.

Para quem é o seguro automóvel?


Para dar uma resposta à pergunta de para quem é o seguro automóvel, por estranho que possa parecer, diríamos que é para o carro.
Não se encontra definido quem deve ser o seu titular do seguro automóvel, mas apenas que este tem que existir.
Assim, a apólice de seguro poderá ter como titular o proprietário, o condutor habitual, o usufrutuário, ou a eventual locadora do veículo.

0 comentários:

Postar um comentário