terça-feira, 17 de março de 2020

Seguradoras em Espanha desmentem rumor sobre seguro automóvel


O Estado de Alarma (estado de alarme) decretado em Espanha a 14 de Março não vai afectar as coberturas de seguro automóvel reiterou a Unespa – Unión Española de Entidades Aseguradoras y Reaseguradoras. 

A entidade que agrega as maiores companhias espanholas, congénere da portuguesa APS (Associação Portuguesa de Seguros), assegura que as coberturas estão válidas quer na modalidade de responsabilidade civil contra terceiros quer em danos próprios, em qualquer circunstância.
Seguradoras em Espanha desmentem rumor sobre seguro automóvel


A Unespa foi obrigada a esclarecimentos após rumores que indicavam que os seguros estariam com excepções pela situação de alarme decretada por decreto real. Neste decreto estaria indicado que a utilização de veículos particulares em vias públicas fica estritamente reservada à realização de actividades necessárias ou para abastecimento de combustível.

Como actividades necessárias são consideradas as mesmas que permitem a um peão andar na rua, ou seja, aquisição de alimentos, produtos farmacêuticos ou bens de primeira necessidade, procura de assistência sanitária, deslocação para o trabalho, assistência a pessoas dependentes, ou outros casos excepcionais.

Mas está esclarecido: As apólices de seguro automóvel continuam válidas e as coberturas mantêm-se, e as oficinas podem abrir. A novidade é que as inspecções são adiadas sem multas durante este período.

Também a abertura de oficinas de reparação e manutenção automóvel foi alvo de dúvidas, tendo a Confederación Española de Talleres de Reparación de Automóviles y Afines (Cetraa) e a Federación Española de Empresarios Profesionales de Automoción (Conepa), duas maiores associações sectoriais, confirmado que se incluem na lista de “serviços essenciais” e podem prosseguir actividade normal.

Os centros de Inspecção automóvel estarão mesmo encerrados. Os condutores dos veículos que não puderem realizar a inspecção periódica ou outra neste período, não serão multados, sendo-lhes entregue uma notificação para que o façam após o fim desta situação.

O Estado de Alarma em Espanha é o nível mais baixo de emergência pública, existindo ainda o Estado de Excepção e o Estado de Sítio, gradualmente mais restritivos dos direitos constitucionais.

0 comentários:

Postar um comentário